Fundamentos de uma educação filosófica hermenêutica
Resumo
Esse artigo propõe uma reflexão ontológica não-essencialista e não-naturalista acerca do humano, a partir de alguns conceitos próprios a hermenêutica filosófica de Gadamer, que sirva de fundamentação para o desenvolvimento de uma filosofia da educação hermenêutica que, por sua vez, avança preocupada com o papel da filosofia nas escolas. Enquanto parte de um trabalho maior, que vem sendo desenvolvido enquanto tese de doutorado, o objetivo desse texto é apresentar, de um modo geral e introdutório, os principais argumentos que sustentam a proposta de uma educação filosófica e hermenêutica, a qual se insere no processo de formação existencial dos educandos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUBENQUE, Pierre. Desconstruir a metafísica. São Paulo, Edições Loyola, 2012.
GADAMER, Hans-Georg. Verdad y método I. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1999.
BRAIDA, C. R. Filosofia da linguagem. Florianópolis: Rocca Brayde, 2013.
GADAMER, Hans-Georg, et.al. Gadamer in conversation: Reflections and commmentary. New York: Yale University Press,2001. p.78.
GADAMER, H.G. Hermenêutica em retrospectiva. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 335.
RIBEIRO, Caroline Vasconcelos. “Freud se encaixaria no rol dos operários (Handwerker) das ciências naturais? Considerações heideggerianas acerca da psicanálise freudiana”. In: Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da educação. Número especial: Heidegger e a Educação. Vitória da conquista: UESB, n.10, 2008.
PAREYSON, Luigi. Verdade e Interpretação. Martins Fontes: São Paulo, 2005.
GADAMER, H. G. “Retrospectiva dialógica à obra reunificada e sua história de efetivação. Entrevista de Jean Grondin com Hans-Georg Gadamer”. In: ALMEIDA, C.L.S.; FLICKINGER, H.G.; ROHDEN, L. Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: Editora PUCRS.2000.
GADAMER, H.G. La educación es educarse. Buenos Aires: Paidós, 2000.
GADAMER, H.G. Verdade e método II: Complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2002.
ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. 1 ed. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005.
ALVES, R. R.; ANDRADE, P. D. “O lugar de Heidegger na reflexão filosófica alemã sobre educação”. In: Caderno de Filosofia e Psicologia da educação. Número especial: Heidegger e a Educação. n. 10. 2008.
DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.4893
Direitos autorais 2020 Pensando - Revista de Filosofia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
INDEXADA EM/INDEXED BY:
ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:
Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,
CEP 64.049-550, Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134 E-mail: revista.pensando@gmail.com
OUTROS LINKS:
ISSN 2178-843X