O Livre-Arbítrio, o Servo-Arbítrio e a Presciência Divina

Sidnei Francisco Nascimento

Resumo


Erasmo de Rotterdam escreverá a favor do livre-arbítrio e admitirá que a presciência divina seja compatível com a livre iniciativa da vontade. A possibilidade do acordo entre a necessidade e a liberdade estará preservada, e o humanista demonstrará influenciado pelas alegorias de Orígenes, que as passagens contidas nas Sagradas Escrituras concordarão com o livre-arbítrio. Mas, para se contrapor à interpretação que Lutero fazia dos conceitos de presciência divina e necessidade, o humanista discutirá com a escolástica medieval e, se por um lado, concordará com as cinco provas tomistas a respeito de Deus como princípio e causa do mundo, por outro lado, relativizará que a presciência divina seja a causa necessária dos acontecimentos futuros. Dentro desse contexto, Lutero responderá a diatribe de Erasmo e escreverá o servo-arbítrio, demonstrando radicalmente o contrário, isto é, que não haveria nenhuma compatibilidade entre a vontade de Deus e a vontade humana, porque esta foi completamente obscurecida pelo pecado original. O monge de Wittenberg amplificará o mito do pecado original de Agostinho e dirá que o livre-arbítrio nunca serviu para nada. 


Palavras-chave


Erasmo de Rotterdam, Martinho Lutero, Orígenes, Livre-arbítrio, Servo-arbítrio, Presciência Divina

Texto completo:

PDF

Referências


ERASMUS. De libero arbitrio [diatribe] sive collatio. Leipzig: Georg Böhme, 1910.

ÉRASME. Le Libre Arbitre. Tradução de Godin A. Paris: Robert Laffont, 1992.

HUGON, O.P. Os princípios da filosofia de Santo Tomás de Aquino – As vinte e quatro teses fundamentais. Tradução e Introdução de D. Odilão Moura O.S.B. Porto Alegre: Edpucrs, 1988.

LUTERO, M. Da Vontade Cativa. Tradução de Luís H. Dreher, Luís M. Sander e Ilson Kayser. São Leopoldo: Sinodal, 1993.

ORIGÈNE. Philocalie 21-27. Chapitre 25. Prescience et liberté. Introduction, texte, traduction et notes par Éric Junod. Paris: Du Cerf, 1976.

ORIGENE. Commento alla lettera ai romani. Introduzione, traduzione e note a cura di Francesca Cocchini. Vol I, libri VII. Casale Monferrato: Ed. Marietti, 1985.




DOI: https://doi.org/10.26694/.v10i21.8966

Direitos autorais 2019 Pensando - Revista de Filosofia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.


INDEXADA EM/INDEXED BY:

Logotipo do Sumarios   Logotipo do DOAJ Logotipo do IBICT  Logotipo da rede Cariniana  Logotipo do LatIndex 

Logotipo da ANPOF Logotipo da MIAR

Logotipo do Portal Periodicos Logotipo da Diadorim Logotipo do Philosopher's Index

Logotipo da LIVRE   Logotipo da PhilPaper   Logotipo da CrossRef   Logotipo da SUDOC   Logotipo da BELUGA   Logotipo da ERIH PLUS 

 



ENDEREÇO/MAIL ADDRESS:

Universidade Federal do Piauí, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus Min. Petrônio Portela,

CEP 64.049-550,  Teresina - PI, Fone: (86) 3237 1134  E-mail: revista.pensando@gmail.com



 

OUTROS LINKS:

  Logotipo da Capes   Logotipo do CNPq   Logotipo da UFPI  Logotipo da FAPEPI

 


ISSN 2178-843X