Characterization of sleep and daytime sleepiness in medical students at a university / Caracterização do sono e sonolência diurna em estudantes de medicina de uma universidade / Caracterización del sueño y la somnolencia diurna en estudiantes de medicina en una universidad

Francisco Ribeiro Picanço Júnior, Edrian Werner Carvalho, Camila de Almeida Silva, Luana Carla Lima de Almada, Wilke Souza Menezes, Juarez de Souza

Resumo


Objetivo: caracterizar a qualidade do sono, associando-a a presença de sonolência diurna excessiva em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano. Metodologia: pesquisa baseada em estudo de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, campus Santarém, com uma amostra total de 112 alunos, 72 do ciclo básico e 40 do ciclo clínico. Foram coletados dados gerais, seguidos do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e Escala de Sonolência de Epworth. O estudo obedeceu aos preceitos éticos de pesquisa com seres humanos. Resultados: 68,2% dos estudantes aderiram à pesquisa, prevalecendo o gênero masculino (56,2%), acadêmicos com menos de 22 anos (50,9%) e estudantes do ciclo básico (64,2%). Aproximadamente 65% da amostra qualidade do sono comprometida e 47% apresentaram sonolência diurna excessiva. Foram verificadas associações estatísticas entre qualidade do sono e ciclo básico e entre qualidade do sono e sonolência diurna. Conclusão: ser um aluno do ciclo básico aumenta a probabilidade de baixa qualidade do sono em até 3 vezes, além de que alunos com má qualidade do sono têm aproximadamente 2,5 vezes mais chances de terem sonolência diurna excessiva.

Palavras-chaves: Sono. Sonolência. Estudantes de Medicina.

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DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10243

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