Gestão Escolar e Treinamento de Atores de Educação através de Formações Profissionais

Misael Carlos Nascimento Neto

Resumo


A Gestão Escolar configura-se como uma área fundamental dentro da grande Gestão de Pessoas, entretanto, a mesma tem sido quase que negligenciada devido aos poucos estudos específicos voltados para o treinamento e consequente desenvolvimento de pessoal dentro das instituições escolares. Dado o pouco preparo recebido nos processos formativos dos atores educacionais, urge a necessidade do aprimoramento profissional, ainda que através de intervenções pontuais como as formações profissionais. Este estudo consiste na apresentação de um levantamento de temáticas feita em três escolas, duas particulares de ensino infantil e uma estadual de ensino médio e técnico profissionalizante na cidade de Casa Nova – BA. Foram entrevistados cerca de 90 profissionais (entre professores, diretores, coordenadores, funcionários de limpeza e secretariado) sobre qual temática seria mais pertinente para uma formação profissional. Foi respeitado o direito de não participar da pesquisa em questão, sendo que muitos profissionais sugestionaram mais de uma temática. Mediante uma análise temática de conteúdo de Bardin, foi possível realizar uma codificação através de categorias de cada escola, obtendo assim as temáticas eleitas como mais atrativas para esses professores em questão, não se restringindo apenas a temas cotidianos (como metodologias de ensino ou aulas diferenciadas), mas à dinâmica relacional com os atores envolvidos (entre os professor-aluno e professor-pais-funcionários da escola) e a própria saúde mental dos mesmos (ambientes saudáveis, autoimagem do professor e o modo de lidar com as emoções). Tal levantamento mostra-se importante por localizar quais temáticas são mais pertinentes, favorecendo assim uma intervenção mais eficaz.

Palavras-chaves: Gestão Escolar; Formação Profissional; Educação; Psicologia Organizacional e do Trabalho.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Formação Profissional; Educação; Psicologia Organizacional e do Trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed15557

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