SABERES, EXPERIÊNCIAS, DOCÊNCIAS: O QUE APRENDEM E COMO APRENDEM BOLSISTAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PIBID

Claudia Avellar Freitas, Thais Moreira Antônio, Wallace Victor Salles Tolentino

Resumo


O texto apresenta parte de uma pesquisa em que buscamos compreender o que aprendem e como aprendem bolsistas de iniciação à docência ao participarem de um subprojeto interdisciplinar do PIBID/CAPES. Através de observação participante registrada em caderno de campo e de entrevistas semi estruturadas, gravadas em áudio, traçamos questionamentos e análises sobre os saberes práticos desenvolvidos. Apoiados na perspectiva etnográfica de investigação, nas ideias de Tardif sobre os saberes docentes e na vertente bakhtiniana da análise do discurso, os resultados evidenciaram uma variada gama de saberes aprendidos pelos bolsistas, sobre os quais elaboramos categorias e as caracterizamos. Esses saberes se originam de necessidades proporcionadas pelo trabalho nas ações na universidade, pelo trabalho docente na escola básica e foram produzidos em diversos contextos, demandando processos reflexivos e dialógicos para serem constituídos. O projeto PIBID investigado proporcionou os contextos, entendidos como espaço físico, tempo contínuo e organização interdisciplinar entre os participantes, para interações e trocas de saberes. Como resultado destas trocas destacamos as vivencias, pelos estudantes, dos saberes profissionais, inerentes às responsabilidades e ao labor docentes, antes do término da graduação.


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DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i46.10385

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