AS INFLUÊNCIAS DO ENADE NA PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO EM CURSOS SUPERIORES DE ADMINISTRAÇÃO EM SANTOS/SP

Leandro Gonçalves Martins, Paulo Aangelo Lorandi

Resumo


O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Exame Nacional de De­sempenho dos Estudantes (ENADE), na prática docente universitária. Visa as­sim compreender, com uma interpretação sociológica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influências que o ENADE pode trazer para a prática docente universitária, na percepção dos professores pesquisados, expondo a percepção e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes têm sentido e alterado às suas práticas, em decorrência desta ava­liação externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administração de suas respectivas instituições. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitário brasi­leiro relatado. A análise sociológica do discurso (ASD), baseada em Ibáñez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como técnica de análise. Os conceitos de ethos, habi­tus, campo e violência simbólica de Bourdieu contribuíram na análise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as ações sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepções que os investigados possuem sobre as influências sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificações no formato de questões e avaliações para adequação ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudanças nos pla­nos de ensino e nos conteúdos programáticos por conta desta avaliação. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para além dos fins quantitativos. Não se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo é bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliação traz influências nas práticas docentes.

Palavras-chave: Docente universitário. Formação docente. Ensino superior. Práticas pedagógicas.


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