TARÔ DO APRENDER EM MOVIMENTO: CONFETOS PRODUZIDOS POR JOVENS SKATISTAS DO LITORAL DO PIAUÍ

Krícia de Sousa Silva, Shara Jane Holanda Costa Adad

Resumo


Este trabalho dedica-se a descrever e analisar os dados produzidos na técnica sociopoética “Tarô do aprender em movimento”, experimentada por jovens skatistas da cidade de Luís Correia – PI. A investigação teve como problema a seguinte questão: Quais os confetos (conceito + afeto) produzidos pelos skatistas de Luís Correia – PI acerca do aprender na relação com o movimento? Em meio a essa problemática, surgiram as questões norteadoras, tais como: O que pensam os jovens que andam de skate em Luís Correia – PI sobre o aprender na relação com o movimento? O que estes jovens aprendem com o corpo em movimento, andando de skate? Quais seus saberes? Que problemas os mobilizam em relação ao aprender? Quais as linhas de resistência que estes jovens skatistas produzem frente às concepções instituídas de aprender? Que potencialidades corporais são desenvolvidas pelos skatistas enquanto prática desse esporte frente aos problemas que os mobilizam no contemporâneo acerca do aprender na relação com o movimento? Para a produção dos dados, foi utilizada a Sociopoética, método que reconhece o corpo como produtor de conhecimento e valoriza os diferentes saberes e culturas dos sujeitos, possibilitando a construção coletiva de confetos sobre o tema-gerador, que, neste caso, foi aprender na relação com o movimento. As análises trouxeram reflexões sobre o aprender na incerteza, apontando para um movimento de construção e de desconstrução de saberes na cidade por meio da prática do skate, que requer uma abertura a novas possibilidades de aprender, de modo a criar experiências inovadoras que transformem os espaços educativos.

Palavras-chave: Juventudes. Aprender. Movimento. Skate. Sociopoética.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade



BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons