DIÁLOGO INTERCULTURAL, DEMOCRACIA DELIBERATIVA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA / DIÁLOGO INTERCULTURAL, DEMOCRACIA DELIBERATIVA Y PARTICIPACIÓN POLÍTICA P.13

Pedro Pulzatto Peruzzo, Tiago Resende Botelho

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar teoricamente o diálogo intercultural, a democracia deliberativa e a participação política. O tema assume especial relevância considerando a pluralidade cultural brasileira e uma onda recente de aumento das manifestações de ódio e intolerância em relação a grupos minoritários e culturalmente diferenciados. Para tal, busca compreender o que vem a ser o diálogo intercultural e suas faces entre o universalismo e o cosmopolitismo. Em seguida, enfrenta a questão da legitimidade da democracia frente ao governo e o povo. Depois, analisa o modelo liberal e republicano para se chegar ao modelo deliberativo de democracia. Após, defende o direito à participação desde uma igualdade formal e material construída pelo Estado. Para assim, resguardar o direito de dizer não na democracia deliberativa. Ao final da pesquisa, apura-se que a democracia deliberativa demanda igualdade de escolhas, portanto, de valoração do diálogo intercultural.

Palavras-chave: Diálogo intercultural. Democracia deliberativa. Participação política. Direitos humanos. Direito de escolha.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-918X

Periódico acadêmico semestral